segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Concurso para jovens cientistas

Fundação da Juventude promove este ano mais uma edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores.

Jovens entre os 15 e os 20 anos de idade já podem preparar as suas candidaturas, que terminam no dia 24 de Abril. Os prémios podem chegar aos 5.500 euros.

O concurso (que vai já na sua 22.ª edição) visa sobretudo promover a cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de novos talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação. A ideia é incentivar, desta forma, o espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos científicos inovadores.

Para além do limite de idades já referido, podem participar todos os estudantes que frequentem o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, desde que o projeto apresentado tenha sido concluído antes da entrada no ensino superior. As candidaturas podem ser individuais ou em grupo, até um máximo de três elementos.

Os projetos/trabalhos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química.

Os prémios principais ascendem ao valor global de 5.500 euros, sendo financiados pela Ciência Viva. Existem ainda os prémios especiais “Energia”, “Engenharias” e “Ambiente, cada um no valor de mil euros, apoiados pela ADENE, Lipor e Agência Portuguesa do Ambiente, respetivamente. Será ainda atribuído o prémio especial “Porto Editora”, um vale de 500€ em edições e publicações (exceto manuais escolares). Os vencedores do 1º Prémio recebem também telemóveis oferecidos pela MEO e os restantes premiados recebem Dicionários da Porto Editora.

As candidaturas poderão ser submetidas brevemente no site do concurso http://ms.fjuventude.pt/jcientistas2014/, já que o mesmo ainda se encontra em fase de desenvolvimento.

0 comentários:

Enviar um comentário