Uma das principais preocupações de quem decide estudar no exterior http://juventude.gov.pt/ EducacaoFormacao/Estudar/ EstudarEstrangeiro/Paginas/ estudarnoestrangeiro.aspx é quanto vai custar esta experiência.
O factor financeiro de um intercâmbio acaba sendo essencial na hora de tomar a sua decisão. O curso, a viagem, alimentação, acomodação, material escolar, e outras despesas, quando somadas, podem resultar em enormes quantias de dinheiro.
Além disso, como parte do processo selectivo, a maioria das instituições internacionais exige, entre tantos outros documentos, uma declaração de suporte financeiro, que deve comprovar uma quantia mínima exigida provando que o estudante conseguirá manter-se financeiramente no país.
Como superar as demandas financeiras da experiência? Uma das opções bastante procuradas são as bolsas de estudo. Oferecidas em grande quantia em instituições do mundo inteiro mas cheias de restrições e requisitos, as bolsas de estudo podem ser um suspiro de alívio para quem precisa de uma ajuda financeira para bancar os estudos. Podem seguir o mérito académico, concedidas a estudantes com excelentes históricos, diplomas e desempenho escolares e académicos; ou concedidas de acordo com as necessidades financeiras, e para isso, são necessários documentos que comprovem a situação financeira do estudante; ou outorgadas de várias outras maneiras.
Um passo essencial para conquistar a sua bolsa de estudo no exterior é pesquisar bastante. Encontrar várias opções e analisá-las, saber quais são os requisitos e se você se enquadra neles, quais gastos e despesas fazem parte da bolsa, etc., já que cada bolsa de estudo possui suas próprias características. Algumas descontam metade do valor do curso; outras podem incluir o valor gasto com materiais universitários e alimentação. Há também bolsas de estudo para atletas que demonstrarem desempenho satisfatório em algum desporto. Por estas variações entre as opções que é tão importante que você esteja cem por cento informado antes de se inscrever para a vaga.
Para obteres financiamento, consulta aqui http://www.portaldocidadao. pt/PORTAL/pt/cidadao/eu+e/ educacao/estudar+fora+de+ portugal/DOS_estudar+no+ estrangeiro.htm?passo=4
Na hora de se inscrever, complete todas as exigências com cuidado. Leia e siga as instruções do formulário de inscrição. Certifique-se de que você entende todos os requisitos e providencie todos os documentos necessários. E tenha em mente que uma inscrição incompleta leva à rejeição imediata.
Entre os documentos necessários, normalmente, estão cartas de referência, declaração pessoal ou carta de motivação (personal statement/essay), currículo, históricos escolares, diplomas, declaração de suporte financeiro, resultado em teste de proficiência em inglês (TOEFL e IELTS), entre outros.
0 comentários:
Enviar um comentário